Histogramas de
Luminância
Histogramas
de luminância são mais precisos que histogramas RGB ao descrever a perceção de
distribuição de brilho, ou 'luminosidade' numa imagem. A luminância leva em
consideração o fato de que o olho humano é muito mais sensível à luz verde do
que à vermelha ou a azul. Também se reflete pelo fato do histograma da
luminância ser mais parecido com o histograma do verde que os outros. A análise
de luminância prevê que o seguinte gradiente tem uma luminosidade que
gradualmente aumenta em direção ao verde, enquanto que uma simples soma de cada
valor de RGB resultaria em intensidades iguais em cada retângulo.
Como
é produzido um histograma de luminância? Primeiro cada pixel é convertido de
modo a representar a luminosidade baseada numa média com pesos diferentes para
cada uma das cores em cada pixel. Esses pesos assumem que o verde representa
59% da luminosidade percebida, enquanto que o vermelho e o azul representam
apenas 30% e 11%, respetivamente. Uma vez que cada pixel foi convertido em
luminosidade, um histograma de luminância é produzido ao contar quantos pixéis
estão em cada valor de luminância, da mesma forma que os histogramas para cada
cor RGB é produzido.
Uma
diferença importante que se pode perceber a partir dos cálculos é que enquanto
um histograma de luminância retém informação a respeito da localização de cada
pixel de cor, o histograma RGB descarta essa informação. O histograma RGB cria
três histogramas diferentes e, depois, soma-os, descartando a informação que
indica se cada contagem de cor veio ou não do mesmo pixel. Para ilustrar melhor
esse conceito vamos usar uma imagem cujos dois tipos de histogramas são bem
diferentes.
A
imagem acima contém diversas manchas de cor pura. No interior de cada mancha a
intensidade alcança um máximo de 255, então há um corte de cor significativo em
cada uma das manchas (apesar de ser somente na cor da mancha). Mesmo a imagem
não contendo nenhum pixel branco, o histograma RGB mostra um corte pronunciado,
assim, se esta fosse uma foto e estivéssemos a fazer uma análise através
somente do histograma, diríamos que está super-exposta. Isto acontece pois o
histograma RGB não leva em consideração o fato de que cada um dos cortes de cor
não acontecer no mesmo lugar.
O
histograma da luminância conta uma história completamente diferente ao mostrar
que não há nenhum pixel nem perto do brilho máximo. Também mostra três picos
distintos, um para cada cor que foi cortada. Já que a imagem contém mais azul,
depois vermelho e pouco verde, as alturas relativas de cada um dos picos mostra
também qual o pico corresponde a qual cor. Note também como a posição de cada
pico corresponde a posição das porcentagens utilizadas como pesos para o cálculo
da média da luminância: 59%, 30% e 11%.
Então,
qual dos histogramas é melhor? Se estivermos interessados em corte de cores,
então o RGB é útil pois claramente mostra se há corte ou não; o histograma de
luminância, por outro lado, não dá nenhuma pista quanto a cortes de cor. Ainda
assim, o histograma de luminância diz precisamente que não há nenhum pixel
inteiramente branco nem nenhum inteiramente preto. Cada um dos histogramas tem
seu uso e o mais indicado é aprender a usá-los conjuntamente. Já que a maioria
das câmeras mostra somente um histograma RGB, lembre-se sempre das suas
desvantagens ao analisar as imagens usando somente o histograma como base. Como
regra geral vale que quanto mais intensas e puras forem as cores da imagem,
mais os histogramas RGB e de luminância vão variar. Preste atenção especial
quando o seu sujeito contém fortes tons de azul, já que é difícil perceber
cortes no canal azul usando histogramas de luminância.
Histogramas de cor
Enquanto
os histogramas RGB e de luminância usam todos os três canais de cor, um
histograma de (uma) cor descreve a distribuição de brilho para qualquer uma das
cores individualmente. Isto pode ser bem mais útil quando se quer determinar se
há ou não corte numa cor específica.
As
pétalas das flores vermelhas estavam sob luz do sol direta, então o vermelho
delas foi cortado, mesmo que o resto da imagem tenha permanecido dentro do
histograma. Regiões onde os canais de cor individuais são cortados perdem toda
a textura gerada por essa cor. Mesmo assim essas regiões cortadas podem manter
um pouco de textura caso as outras cores não tenham sido cortadas. O corte
individual de cor não é tão problemático quanto o corte de todas as cores,
apesar disso ser uma escolha do fotógrafo e do que ele deseja transmitir.
Histogramas
RGB podem mostrar se houve corte de cores, mas não mostram se isso aconteceu
com todas as cores ou alguma cor em particular. Os histogramas de cor melhoram
essa análise ao mostrar exatamente o tipo de cor que foi cortada. Note como a
distribuição de intensidade para cada canal de cor varia drasticamente em
regiões de cor quase puras. A intensidade e a pureza das cores dentro da imagem
fazem com que os histogramas RGB e de luminância variem bastante.
Fonte: Cambridge in Colour
Fonte: Cambridge in Colour
Sem comentários:
Enviar um comentário