sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Balanço de Brancos e Temperatura de Cor (pt. III)



JPEG vs RAW

Formato JPEG:

Já que algumas fontes de luz não se assemelham a corpos negros, o balanço de branco utiliza uma outra variável além da temperatura de cor: o desvio verde-magenta. Ajustar este desvio normalmente é desnecessário sob a luz do sol, mas com luz fluorescente e outros tipos de luz artificial podem precisar de um grande ajuste verde-magenta para que o resultado final da imagem seja aceitável.

Felizmente a maioria das câmaras digitais conta com uma variedade de valores pré-definidos para o ajuste de branco, assim não é necessário lidar com a temperatura de cor ou o desvio verde-magenta enquanto a foto está a ser feita. Os símbolos mais comuns para esses tipos automáticos de ajuste de branco estão na seguinte tabela:


Os primeiros três ajustes podem ser usados numa vasta gama de temperaturas de cor.

"Auto White Balance" (ou o ajuste automático) pode ser encontrado em qualquer câmara digital e utiliza um algoritmo que tenta calcular a temperatura de cor dentro de um intervalo que normalmente vai de 3000/4000K a 7000K.

"Custom White Balance” (ou ajuste personalizado) permite que tire uma fotografia de um objeto cinza de referência sob a mesma luz em que a foto será feita e então ajusta o balanço de branco com base no ajuste.

Com o ajuste "Kelvin" é possível dizer a temperatura de cor numa vasta gama.



Os outros seis ajustes estão listados em ordem crescente de temperatura de cor, mas muitas câmaras não têm a opção de "sombra" para balanço de brancos. Algumas câmaras ainda apresentam a opção "Fluorescente H", que é feita para ser utilizada com as lâmpadas fluorescentes mais recentes, que são calibradas para produzir uma luz mais próxima da luz do dia.



A descrição e símbolos para os balanços de branco listados são apenas estimativas para a luz sob a qual funcionam melhor. Na verdade, "nublado" pode gerar melhores resultados do que "luz do dia" dependendo de fatores no qual a foto é realizada tais como horário e altitude (mesmo o céu estando aberto). Em geral, se a imagem aparece muito 'fria' na pré-visualização do LCD da câmara, pode diminuir a temperatura de cor selecionando um símbolo mais abaixo da lista anterior. Se a imagem continuar muito fria (ou quente se estiver na outra direção), sempre pode utilizar um valor de temperatura em Kelvin (se a sua câmara suportar esta função)



Se tudo isso falhar e a imagem ainda não tiver um balanço de brancos correto quando inspecionada no computador, pode modificar os ajustes de balanço de cor do programa de edição de imagens que estiver a utilizar para remover predominâncias de cores indesejadas. Alternativamente, pode utilizar a ferramenta de "Níveis" (ou Levels em inglês) e, com o conta-gotas cinza definir um novo balanço de branco. Estes métodos devem ser evitados pois reduzem drasticamente a profundidade de bits da imagem original (perca de qualidade e informação).



Formato RAW:



De longe a melhor solução para fazer o balanço de brancos é fotografar utilizando o formato RAW para as suas imagens (se a sua câmara suportar), já que através dele é possível fazer o balanço ”depois” de tirada a fotografia. Arquivos RAW também permitem que o balanço seja feito com uma maior gama de valores de temperaturas de cor e desvios de verde-magenta.



Fazer o balanço de brancos numa imagem RAW é um processo rápido e fácil. Ou insere valores de temperatura até que a imagem não tenha nenhuma cor incorreta ou seleciona um ponto de referência da imagem. Mesmo se só uma das fotos tiver um ponto de referência, é possível utilizá-lo para diversas outras que possam ter sido feitas sob as mesmas condições de luz.

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