JPEG vs RAW
Formato JPEG:
Formato JPEG:
Já que algumas fontes de
luz não se assemelham a corpos negros, o balanço de branco utiliza uma outra
variável além da temperatura de cor: o desvio verde-magenta. Ajustar este
desvio normalmente é desnecessário sob a luz do sol, mas com luz fluorescente e
outros tipos de luz artificial podem precisar de um grande ajuste verde-magenta
para que o resultado final da imagem seja aceitável.
Felizmente a maioria das câmaras
digitais conta com uma variedade de valores pré-definidos para o ajuste de
branco, assim não é necessário lidar com a temperatura de cor ou o desvio
verde-magenta enquanto a foto está a ser feita. Os símbolos mais comuns para
esses tipos automáticos de ajuste de branco estão na seguinte tabela:
Os primeiros três ajustes
podem ser usados numa vasta gama de temperaturas de cor.
"Auto White Balance" (ou o ajuste automático) pode ser
encontrado em qualquer câmara digital e utiliza um algoritmo que tenta calcular
a temperatura de cor dentro de um intervalo que normalmente vai de 3000/4000K a
7000K.
"Custom White Balance” (ou ajuste personalizado) permite que tire
uma fotografia de um objeto cinza de referência sob a mesma luz em que a foto
será feita e então ajusta o balanço de branco com base no ajuste.
Com o ajuste
"Kelvin" é possível dizer a temperatura de cor numa vasta gama.
Os outros seis ajustes
estão listados em ordem crescente de temperatura de cor, mas muitas câmaras não
têm a opção de "sombra" para balanço de brancos. Algumas câmaras
ainda apresentam a opção "Fluorescente H", que é feita para ser
utilizada com as lâmpadas fluorescentes mais recentes, que são calibradas para
produzir uma luz mais próxima da luz do dia.
A descrição e símbolos
para os balanços de branco listados são apenas estimativas para a luz sob a
qual funcionam melhor. Na verdade, "nublado" pode gerar melhores
resultados do que "luz do dia" dependendo de fatores no qual a foto é
realizada tais como horário e altitude (mesmo o céu estando aberto). Em geral,
se a imagem aparece muito 'fria' na pré-visualização do LCD da câmara, pode
diminuir a temperatura de cor selecionando um símbolo mais abaixo da lista
anterior. Se a imagem continuar muito fria (ou quente se estiver na outra
direção), sempre pode utilizar um valor de temperatura em Kelvin (se a sua câmara
suportar esta função)
Se tudo isso falhar e a
imagem ainda não tiver um balanço de brancos correto quando inspecionada no
computador, pode modificar os ajustes de balanço de cor do programa de edição
de imagens que estiver a utilizar para remover predominâncias de cores
indesejadas. Alternativamente, pode utilizar a ferramenta de "Níveis"
(ou Levels em inglês) e, com o
conta-gotas cinza definir um novo balanço de branco. Estes métodos devem ser
evitados pois reduzem drasticamente a profundidade de bits da imagem original
(perca de qualidade e informação).
Formato RAW:
De longe a melhor solução
para fazer o balanço de brancos é fotografar utilizando o formato RAW para as
suas imagens (se a sua câmara suportar), já que através dele é possível fazer o
balanço ”depois” de tirada a fotografia. Arquivos RAW também permitem que o
balanço seja feito com uma maior gama de valores de temperaturas de cor e
desvios de verde-magenta.
Fazer o balanço de brancos
numa imagem RAW é um processo rápido e fácil. Ou insere valores de temperatura
até que a imagem não tenha nenhuma cor incorreta ou seleciona um ponto de
referência da imagem. Mesmo se só uma das fotos tiver um ponto de referência, é
possível utilizá-lo para diversas outras que possam ter sido feitas sob as
mesmas condições de luz.
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