quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Compreender a Nitidez


A nitidez descreve a clareza de detalhes em uma fotografia, e pode ser uma ferramenta criativa de muito valor para enfatizar texturas. Técnicas apropriadas de fotografia e pós-processamento podem ajudar muito a melhorar a nitidez de uma imagem, mas, em última análise, ela é limitada por alguns elementos principais: equipamento fotográfico utilizado, tamanho de impressão da imagem e distância de visualização. Dois fatores fundamentais contribuem para a perceção de nitidez de uma imagem: resolução e acutância.

A acutância descreve quão rapidamente há transições de informação de imagem em bordas, e assim a alta acutância resulta em transições nítidas e detalhes com bordas bem definidas.



A resolução descreve a capacidade da câmara de distinguir entre elementos com detalhes não muito espaçados, como os dois conjuntos de linhas mostrados abaixo.


Para as câmaras digitais, a resolução é limitada pelo seu sensor digital, a acutância depende ambos da qualidade das lentes utilizadas quanto da forma como é feito o pós-processamento da imagem. A acutância é o único especto da nitidez que ainda está sob o seu controle depois da imagem ser feita, então é a acutância que é melhorada quando você aumenta a nitidez de uma imagem por um processo digital.

As fotografias precisam de ter a acutância e a resolução altas para serem ditas 'nítidas'. O exemplo a seguir foi pensado para mostrar melhor como cada uma dessas características influenciam a imagem:


A nitidez também depende de outros fatores que influenciam a nossa perceção visual da resolução e da acutância. O ruído em imagens digitais (ou o grão em filmes) normalmente é prejudicial para a imagem, apesar de pequenas quantidades poderem melhorar a aparência de nitidez. Considere o exemplo a seguir:


Apesar de nenhuma das imagens terem tido a nitidez modificada com uso de software, a da esquerda aparenta ser mais suave e menos detalhada, por ter menos ruído que a outra. O ruído, se for fino e tiver alta acutância, pode enganar os olhos e fazer pensar que há detalhes mais nítidos nas imagens.

A nitidez também depende da distância. Imagens que são produzidas para serem vistas de distâncias muito grandes, como posters e outdoors, podem ter uma resolução muito menor que impressões de fotografias expostas numa galeria, mas ambas podem ser vistas como nítidas devido a distância. Mantenha sempre isso em mente quando estiver a processar as suas imagens, pois o que precisa não necessariamente é o que tem a melhor aparência no seu ecrã.

A nitidez também é significativamente afetada pela técnica fotográfica. Mesmo as tremidas mais leves podem reduzir dramaticamente a nitidez de uma imagem. Uso de velocidades apropriadas, tripés estáveis e travamento do espelho da câmara também podem ter impacto significativo na nitidez.

Fonte: Cambridge in Colour


Sem comentários:

Enviar um comentário